Pages

  • RSS

19 de abr. de 2010

19 de Abril




Há exatamente 1 ano  começava  o XXIX Encontro Nacional de Casa de Estudante. Os dias que  antecederam foram de muito trabalho, como assim ainda não temos alojamento???E a alimentação? E as cadeiras?E o material de divulgação?


Já no dia 19 sou acordada ás 5h da manhã.

-Alô Leila  tem um povo de Brasilia aqui, já chegaram para o encontro de casas.

-Tá.ta. Já estou indo pra ir.



E enfim o encontro começará.



E foram 6 longos dias de discussão, debates, mesas, gts, choros ( muitos , eu diria) beijos, encontro e desencontros, bebidas, musicas, danças e um dos Atos Públicos mais lindos que eu já participei da minha modésta vida  de militante.



A reunião para discutir o ato foi bemmm tensa, quarta-feira dia 22 de Abril ninguém se entendia naquele ginásio ( Ahhhhh o ginásio tava lindo.... cheio de gente) foram muitas discussões e eu só ficava pensando "esse ato vai ser uma merda " e até hoje não acredito que chamei o povo de sectário em plena plenária rs.rs.rs.tinha um pouco de verdade vai, mas no fundo era mais estresse do que qualquer coisa.






A sexta-feira tinha chegado, 24 de Abril de 2009.Encaminho-me para o Ginásio, chegando lá.

-Oi? cadê o povo?

Já estavam passando em sala, convidando @s alun@s da ufpa para acompanharem o nosso ato. Tava tão lindo gente.... os corredores sendo ocupados pel@s participante do encontro, com os cartazes reivindicando moradia estudantil na UFPA.





Depois seguimos para a rua como combinado, foi um ato atípico eu diria os policias chegaram e foram conversar com agente!? Ainda bem né? Até os motoristas de ônibus estavam apoiando a nossa causa. Fizemos um engarrafamento gigantestico na perimetral.

Depois  fomos em direção à reitoria  pra mim o ato tinha acabado ali mesmo..que só íamos nos reunir e conversar sobre o ato..me afasto um pouco e quando volto.

-Pra onde o povo foi?????



Estavam tod@s no 3ª andar da reitoria enfrente a sala do reitor, sai correndo pelas escadas pensando “definitivamente esse povo é maluco” e hoje passado 1 ano ,mas nunca do que nunca  tenho certeza que eles, elas e nós tod@s somos maluc@s, maluc@s por uma sociedade justa, por um direito tão básico que é uma moradia estudantil digna,maluç@s por SONHOS.




E foi desse ato promovido por maluc@s que o reitor assinou um termo se comprometendo em ampliar a moradia estudantil na UFPA e o que antes era um sonho distante hoje é uma realidade tão próxima..que já posso imaginar o dia da inauguração da minha casa. Mesmo não morando mais nela, ela será sempre a minha casa, a casa pela qual eu lutei durante três longos anos.
E apesar de todas as criticas e divergências que eu possa ter com o mov. de casas digo e repito, que o ENCE-BELÉM/2009, foi parte fundamental para construção desse sonho.







OBRIGADA!!!! MEU POVO.

Ahh e no ENCE-BELÉM conheci pessoas MARAVILHOSAS que até hoje estão guardadas dentro do meu coração.Mas isso é uma outra história...

2 comentários:

Luuua disse...

lindo seu post amoor.
Liindo demais.
Cheio de verdade, de vontade, de luta!
Te amo.
FElicidades ao cair da tarde!
;*

Débora Accioly disse...

Sou suspeita pra falar desses dias! Perfeitos? é pouco! minha nossa, como foi maravilhoso! Até no ganho político mesmo... pq nas discordancias a gente cresce tanto né? =]

Fora que te conheci! Reatei com o Homero.. eheheheh Ah, belém! Sempre vou lembrar disso

Postar um comentário

sobreisso: