Pages

  • RSS

10 de mar. de 2010

VIVA!TODOS OS DIAS!MULHERES NA LUTA




















8 de março: dia de reafirmar o feminismo e a luta socialista!

Apesar do silêncio da mídia, o Dia 8 de Março em São Paulo reuniu milhares de pessoas no centro da cidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mais do que comemorar, as mulheres reivindicaram seus direitos através do lema "Mulheres feministas, anticapitalistas, em luta por igualdade, autonomia e soberania popular". A atividade reuniu centenas de organizações, entre entidades feministas e de mulheres, partidos e sindicatos. Para o P-SOL de São Paulo, que participou ativamente da construção do ato através de sua Secretaria Estadual de Mulheres, o 8 de Março foi um importante momento de reafirmar as bandeiras feministas do partido. (Baixe aqui nosso panfleto).As/os militantes do P-SOL reafirmaram a posição do partido a favor da legalização do aborto e da vida das milhares de mulheres que morrem anualmente vítimas de complicações de interrupções de gravidez mal feitas. Também levaram às ruas críticas contundentes aos governos Lula e Serra, às reformas que retiram direitos, à precarização do trabalho e às privatizações que atingem de forma perversa a vida das mulheres trabalhadoras e ainda mais das mulheres negras. Reinvidicaram reforma agrária e soberania alimentar, denunciaram a violência contra as mulheres e a mercantilizaçã o de seus corpos, exigiram liberdade para exercer sua sexualidade de forma plena e sem constrangimentos. Enfim, as mulheres do P-SOL deixaram claro que a luta feminista é fundamental para a construção do socialismo e da liberdade!
Para a representante da Secretaria Estadual de Mulheres do P-SOL, Maíra Kubik, a forte presença das/os militantes do partido no ato do Dia 8 foi fruto do intenso trabalho da Secretaria na mobilização. "Sabemos que mesmo as organizações de esquerda têm dificuldades em priorizar a pauta feminista. Nosso desafio cotidiano na Secretaria de Mulheres é esse: é organizar cada vez mais as mulheres do partido e formar cada vez mais o conjunto da nossa militância para o engajamento nas causas feministas. No final do ano passado elaboramos uma cartilha sobre a legalização do aborto (baixe aqui http://www.psolsp.org/cartilha.pdf) que foi distribuída e trabalhada nos núcleos. Agora tivemos uma forte participação no 8 de Março em São Paulo. Acredito que estes sejam bons sinais de que estamos no caminho certo".
Além dos militantes da capital, estiveram presentes no Ato do Dia 8 militantes de Campinas, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, Santos e São José. Marcaram presença também as vereadoras Marcela Moreira (Campinas) e Inês Paz (Mogi), os vereadores Horácio Neto (São Caetano do Sul) e Paulo Búfalo (Campinas), além do deputado federal Ivan Valente e do presidente estadual do P-SOL Miguel Carvalho.
Secretaria de Mulheres do PSOL/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sobreisso: